Medicina é um curso muito concorrido, principalmente nas faculdades e universidades Federais, sendo assim pessoas de diversas idades e que moram em estados diferentes, procuram sempre estudar muito para obter uma boa classificação nas faculdades federais e com isso ingressar e cursar Medicina.

O curso de Medicina tem duração média de 6 anos, contendo cerca de 12 semestre e com uma carga horária média de 7. 840 horas, sendo que em algumas instituições federal de ensino superior o curso pode ter duração maior e carga horária maior, sendo assim podemos nos informar mais na matriz curricular de Medicina na Instituição.

Cursar Medicina numa faculdade Federal para muitos é um prestigio, porém é preciso estudar muito, pois as disciplinas e o método de ensino é dificil, sendo que os trabalhos, provas, atividades, seminários, apresentações e muitos outros contém uma estrutura que exige tempo e dedicação.

Todos os anos as Instituições Federais de ensino superior abre vagas para o curso de Medicina, sendo que o vestibular é bem concorrido e com isso pessoas de variados locais, mudam de cidade para estudar numa faculdade federal, no curso de Medicina as matérias estudadas são variadas.

SAÚDE E SOCIEDADE
MICROBIOLOGIA MEDICAIMUNOLOGIA
FARMACOLOGIASAÚDE COLETIVA I
PARASITOLOGIA HUMANA
PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS
PSICOLOGIA MEDICA
PROPEDÊUTICA MEDICA
SAÚDE COLETIVA II
BASES DA TÉCNICA CIRÚRGICA
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA
IMAGENOLOGIA
OFTALMOLOGIA
ANESTESIOLOGIA
OTORRINOLARINGOLOGIA
MEDICINA INTERNA I
SAÚDE COLETIVA III
INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA
PATOLOGIA ESPECIAL
INTERNATO EM CLINICA PEDIÁTRICA
CLINICA CIRÚRGICA
PSIQUIATRIA CLINICA
INTERNATO EM MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL
MEDICINA DO TRABALHO
GENÉTICA MEDICA, ETC.